Como cuidar dos cabelos quimicamente tratados no verão ...

Nada mais gostoso e divertido do que passar as férias curtindo o sol e as águas na praia ou na piscina. Porém, para os cabelos, as recordações desse período não são tão boas. Sol mais forte todo dia, cloro da piscina e sal do mar costumam desidratar a fibra do cabelo, causando quebra, aspecto ressecado, falta de brilho e desbotamento.
Mesmo quem não abusou da diversão na água sai do verão com os fios “implorando” por alguns cuidados. “O sol costuma desbotar a cor, ainda mais dos fios coloridos. É necessário o uso do FPS (produto com fator de proteção solar) em todos os tipos de cabelo”, avisa a hair stylist Sonia Nesi.
  Mulher deitada na areia
De acordo com Meire Carriel, hairstylist do Lo Studio Panamby, os cabelos mais prejudicados pelos efeitos do verão são os loiros e os cacheados. “O loiro é o mais sensível, pois é um cabelo cujo pigmento natural já foi removido e, ao entrar em contato com o sal e o cloro, vai sofrer um processo químico e ressecar ainda mais”, explica Meire.
Os cabelos cacheados e crespos também sofrem os ressecamentos do verão por conta de não produzirem tanta oleosidade natural. Nas mulheres que têm outros tipos de químicas no cabelo, como alisamentos, progressivas, entre outras, o resultado das delícias de verão é ainda pior.

 
Providências urgentes
Segundo Meire, para colocar esses cabelos “detonados” em ordem novamente, são essenciais tratamentos, como restauração profunda, uso de xampus hidratantes, máscaras de nutrição e óleo de argan. “Hoje você encontra produtos para fazer tratamentos em casa. Por exemplo, xampus e máscaras nutritivas você pode comprar e usar duas vezes por semana”, ensina.
Agora, se as madeixas precisarem de restauração profunda, a profissional orienta realizar um procedimento com a ajuda de profissionais. “No salão, são utilizados produtos completamente diferentes que tratam dos fios da raiz até as pontas”.
A utilização destas técnicas e produtos propicia o retorno do brilho e maciez, devolvendo a cor e hidratando os fios.
Proteção o ano todo
Não é exclusivamente no verão que as mulheres devem proteger os fios dos efeitos nocivos do sol. Os profissionais aconselham o uso de filtro solar para os cabelos ao longo do ano. Além do próprio produto, é possível encontrar no mercado creme para pentear e leave-in com filtro solar.


Mulher com creme no cabelo     
Salve seus fios
Reavivar a cor: depois de passar uma nova coloração, aplique xampu e condicionador para fios tingidos, no mínimo, duas vezes por semana.
Acabar com o ressecamento: hidrate usando leave-in e máscaras em casa, mas visite o salão para um cuidado mais intenso.
Sumir com o esverdeado do loiro: procure por produtos que neutralizam o amarelado dos fios descoloridos e devolvem a umidade natural, fortalecendo os loiros. A especialista indica as linhas da marca John Frieda.
Combater as pontas duplas: a solução mais eficaz é aparar os fios a cada 3 meses. Um bom leave-in, silicones e produtos reconstrutores ajudam a selar a cutícula.
Tratar o aspecto opaco e espigado: após uma boa hidratação, recorra a um produto termoativado antes da chapinha ou secador, para não danificar a fibra capilar.
Receitas caseiras
Proteção dos fios
Bata 1 copo de iogurte natural, 2 ampolas de vitamina A, 1/2 abacate e 1 gema de ovo. Aplique nos fios úmidos, deixe por 30 minutos e enxágue bem. “Essa combinação é poderosa: o abacate e o iogurte formam uma capa protetora, impedindo a perda de água”, ensina Ruben Navarro, hairstylist do Walter’s Coiffeur.
Cabelos recuperados
Misture 1 colher (sopa) de vinagre de maçã com 2 litros de água mineral. Depois de lavar os fios, enxágue-os com essa mistura poderosa. “A água mineral dá um brilho incrível e o vinagre ajuda a enxugar um pouco a oleosidade da raiz”, justifica Sonia Nesi.
Ótimas Dicas e Receitas e ai gostaram..

Beijos Lindas espero que gostem da resenha ....
Deus abençoeeeee

4 comentários:

  1. Quanta dica legal!!!! Eu já estou precisando recuperar meus fios, pois o clório da piscina esta estragando ele todo =( . Achei esta última receita barbara, já tinha visto que usar vinagre ajuda nesta recuperação mas não botava muito fé, então depois de ler este post, vou tentar fazer esta receita.

    Beijos Michellen
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    http://comente-se.blogspot.com.br/
    Espero você no meu blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei todas as dicas, ainda mais que o verão sempre judia do nossos cabelos. Beijos

    http://blog-world-pink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Celia,

    Meu cuidado nessa época do ano duplica!!
    Não é mole ter cabelo sadio com tanto banho de mar!!

    Adorei as dicas!

    Bjão,
    Pri
    pareinos25.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, bem úteis para este verão.
    http://oneofff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir